quinta-feira, 19 de maio de 2011

http://www.youtube.com/watch?v=9FA0Yupp_9A

PLANO DE AULA COM O CURTA :'A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA "

Como ja venho trabalhando o tema cordel desde o blog e ja tinha usado o video "A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA"http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3144&Exib=1.na minha apresentação final do Gestar II de Língua Portuguesa e ser apaixonada pelo tema e ter achado fantastico este curta que ilustra vários aspectos regionais que caracterizam a literatura de cordel,escolhi este para minha sequência didática :

TÍTULO :"A Moça que Dançou depois de Morta"

DISCIPLINA:Língua Portuguesa

PROFESSORA:ROSANA SAMPAIO MARCELINO NASCIMENTO

OBJETIVO:Mostrar de forma dinâmica e em video aspectos sobre a literatura de cordel e fazer a comparação entre eles e a realidade dos alunos contextualizando aspectos como a rebeldia da jovem, a desobediência e as consequências de seus atos.

PÚBLICO ALVO: Adolescentes a partir da 7ª Série/8º Ano do Ensino Fundamental II (Devido ao contexto de drogas e namoro.)

DURAÇÃO: 4 aulas

RECURSOS DIDÁTICOS:TV Pen Drive

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1:
1: Ver e analisar o video diversas vezes, reiniciando sempre que necessário.

2:Levantar questões sobre os aspectos linguisticos ,regionais e morais do video assistido.

Aula 2:
Dividir a sala em grupos e pedir que analisem o que acharam do video, qual a sua mensagem,se a história apesar do final poderia ser aplicada para alertar jovens e qual a lição que eles tiraram da história.E quais aspectos da literatura de cordel eles perceberam no video.

Aula 3 :
Pedir que cada grupo mostre aos demais suas impressões sobre o curta, o que acharam, se gostaram ou não justificando os porquês.Sendo o professor o mediador do debate entre as equipes.

Aula 4:Solicitar que cada grupo crie um final diferente para o video e justifique a sua escolha
e pedir que os demais analisem a escolha do grupo e opinem sobre o que acharam do final escolhido por cada grupo e eleger o que mais gostaram.

AVALIAÇÃO :

Os alunos serão avaliados e se auto-avaliarão durante todo o processo,podendo ser atribuída uma nota para estimulo e motivação das equipes.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :

http://literaturacordelba.blogspot.com/


http://eadiat.sec.ba.gov.br/file.php/195/Midias_arquivos_novos/Desafios_da_televisao_e_do_video_a_escola.doc

http://www.youtube.com/watch?feature=mfu_in_order&playnext=1&v=RsuF1oXulL8&list=TLLWCRXFbz7tU


A Moça que Dançou Depois de Morta - http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3144&Exib=1